
Há muita confusão em relação ao conceito de branding. Há décadas, a marca foi definida como um nome, slogan, sinal, símbolo ou design, além de uma combinação desses elementos, que identificam produtos ou serviços de uma empresa. A marca era aquilo que diferenciava os bens e serviços dos seus concorrentes.
Hoje, a marca é um pouco mais complexa e ainda mais importante no mundo do marketing. É a percepção que um consumidor tem quando ouve ou pensa no nome, serviço ou produto da sua empresa. E como nada nessa vida é estático, a palavra “marca” ou “branding” é um alvo em movimento e evolui com o comportamento dos consumidores. Podemos dizer que ela é a imagem mental, a percepção, que você como empresa, representa para os seus consumidores.
E qual a função de uma marca?
Branding não é sobre, apenas, conquistar um mercado-alvo e posicionar-se sobre a concorrência, mas sobre fidelizar seus clientes potenciais para que eles o vejam como o único fornecedor de uma solução para o seu problema ou necessidade.
Os objetivos que uma boa marca pode alcançar são diversos:
● A mensagem é entregue claramente ao consumidor.
● Confirma sua credibilidade, como autoridade no assunto.
● Conecta emocionalmente suas promessas com seu produto ou serviço.
● Motiva o cliente a comprar.
● Conquista a fidelidade do usuário.
Branding também é sobre seu cliente.
Para ter sucesso em branding, você deve entender as necessidades e desejos de seus clientes e consumidores.
E você pode alcançar isto, integrando as estratégias de sua marca através de todos os pontos de contato da empresa com o público. Pense em branding como a expressão de quem você é, como uma empresa ou organização, e o que você oferece. Parece difícil? Dê voz a sua marca. Se ela pudesse falar, diria:
● Eu sou ________________.
● Eu existo porque ________________.
● Se você se relaciona com quem eu sou e a razão da minha existência, você pode gostar de mim, você pode me comprar, e você vai querer falar com outras pessoas sobre mim.
À medida que os consumidores começam a se identificar com você, sua marca viverá dentro dos corações e mentes dos clientes e clientes potenciais. É a soma total de suas experiências e percepções, algumas das quais você pode influenciar, mais algumas que não estão em seu controle.
A Importância da Marca
Uma marca forte se torna um valor inestimável à medida que a batalha pelos clientes se intensifica. É importante investir seu tempo na pesquisa, definição e construção da sua marca. Afinal, ela é a fonte de uma promessa para o consumidor.
Sua marca é peça fundamental em sua comunicação de marketing e uma vantagem que você não pode abrir mão. Branding é estratégico e o marketing é tático. É o que você usa para obter vantagem competitiva da marca, frente aos consumidores. E por isso, é tão essencial dentro de uma empresa.
A marca serve de guia para entender o foco dos objetivos comerciais. Ela permite alinhar um plano de marketing com esses objetivos e cumprir a estratégia.
A eficácia de uma marca não ocorre apenas antes da compra, mas também durante a vida da marca e da experiência que dá ao consumidor.
O produto ou serviço funcionaram como esperado? A qualidade foi tão boa quanto prometida ou melhor? Como foi a experiência do serviço? Se você pode obter respostas positivas a essas perguntas, você conquistou um cliente fiel.
Uma marca não só cria clientes leais, como também cria defensores da sua causa. O Branding dá ao seu cliente algo para acreditar, algo a se dedicar. Isso os ajuda a entender o propósito da organização ou do negócio.
4 reflexões para avaliar a sua marca
Como você pode saber se a sua marca é forte o suficiente para gerar o valor interno e externo que você precisa no mercado? Responda às perguntas a seguir:
1) Sua marca se relaciona com seu público-alvo? Será que eles “sacam”
instantaneamente sem pensar demais?
2) Sua marca compartilha a singularidade do que você oferece e a sua
importância?
3) O que você faz reflete a promessa da marca para seu cliente, assim como
para o seu público interno?
4) Sua marca espelha os valores que você quer representar?
Deixe as perguntas acima servirem de guia no desenvolvimento da sua marca. Se as respostas não estiverem claras, você pode nos procurar para refinar o processo de branding. Uma marca deve ser um “a-há” instantâneo. Aquela sintonia que faz com que o cliente se identifique com você logo de cara.